Quarta Feira, 25 de Abril de 2018
Ibema notifica donos de animais domésticos

Donos de animais domésticos, principalmente de cães que costumam ter a rua como a extensão dos quintais dos seus proprietários, são notificados.

 Administrador
 27/03/2018|22:49:23
 Gabinete

Donos de animais domésticos de Ibema, principalmente de cães que costumam ter a rua como a extensão dos quintais dos seus proprietários, são notificados. O documento é enviado àqueles que não criam os animais segundo o que recomenda o Código de Posturas. Há penalidades em caso de reincidência, como o pagamento de multas.

Os donos de cães e gatos devem mantê-los em seus quintais. A presença de animais nas ruas, perambulando livremente, representa diversos tipos de riscos à população. “Eles colocam pedestres, ciclistas e motoristas em perigo. Idosos e crianças podem ser atacados e mordidos, já que algumas raças de cães costumam ser agressivas, e os animais ainda são agentes potenciais de transmissão e de disseminação de várias doenças”. Por isso, conforme a prefeitura, o teor do Código de Posturas precisa ser cuidadosamente observado e praticado.

A seção 8 da Lei Complementar Municipal de número 36/2009 (Código de Posturas) diz o seguinte: “É proibida a permanência de animais nas vias e logradouros públicos”. Há ainda outras limitações que precisam ser observadas e em caso de reincidência em irregularidades os donos de animais domésticos estarão sujeitos a multas que podem variar de dez a mil UFMs (Unidade Fiscal do Município). Ao ser notificado, o criador precisa recolher o animal e mantê-lo fechado.

Caso a situação de irregularidade citada na notificação persista, a administração pública então tomará as medidas necessárias para sanar os problemas.



Confira imagem(ns).