Quinta Feira, 21 de Junho de 2018
Decreto deixa livre o funcionamento do comercio há um ano, em Ibema

O decreto de número 875 de 2017 há mais de um ano autoriza, segundo preceitos legais, a abertura de empresas nos fins de semana e feriados.

 Administrador
 18/05/2018|20:53:53
 Gabinete

O decreto de número 875 de 2017 há mais de um ano autoriza, segundo preceitos legais, a abertura de empresas nos fins de semana e feriados em Ibema. Mesmo com essa possibilidade, o município não conta com nenhuma farmácia que abra nos sábados domingos e feriados a exemplo da maioria do comercio, causando uma migração dos consumidores para outras cidades, por incompatibilidades de horários de trabalho e o de ir as compras, o que pode ser uma oportunidade a algum empreendedor diante da demanda que costuma ocorrer nesses dias.

O prefeito Adelar Arrosi (PSDB) considera que há sim boas chances de negócios em Ibema para quem quiser se utilizar do teor do referido decreto. “Todo o comercio é procurado pelos moradores de qualquer cidade, para muitas pessoas e famílias é uma tradição ir as compras aos finais de semana. Portanto existe espaço para quem quiser aproveitar esse filão que se abre no nosso município”. Sem que nenhuma farmácia, loja se abra, pessoas que moram em Ibema precisam se dirigir a cidades próximas para as compras, diante da necessidade dos consumidores.

O artigo 1º do decreto 875/2017 diz o seguinte: “Os estabelecimentos industriais, de comércio e de serviços de Ibema terão horário de funcionamento livres, observados os preceitos da legislação federal que regula a duração e as condições de trabalho e desde que não haja prejuízo ao sossego público”. E o Parágrafo Único avisa: “As farmácias poderão receber regulamentação especial na forma de rodízio de plantões”.

O decreto em vigor "há mais de um ano" ganhou a devida publicidade mas que, mesmo assim, algumas pessoas ainda não sabem da possibilidade de empresas locais abrirem nos fins de semana. O decreto, quando devidamente publicado, regulamentou uma lei municipal ainda mais antiga, do ano de 2009. Ibema é um

município basicamente agrícola que está a 50 quilômetros de Cascavel. A população é de 6,5 mil habitantes.