Quinta Feira, 21 de Junho de 2018
Operação Faxina apresenta resultados

“E os resultados desse esforço conjunto já aparecem. Ibema começa mostrar cara nova”, afirma o prefeito.

 Administrador
 22/03/2017|22:40:13
 Coleta seletiva

Uma das medidas emergenciais baixadas pelo prefeito Adelar Arrosi, ainda em sua posse em 1º de janeiro, foi lançar a Operação Faxina. Objetivo era, a partir dos primeiros dias da nova gestão, realizar um grande mutirão para deixar a cidade mais bonita, agradável e organizada. “E os resultados desse esforço conjunto já aparecem. Ibema começa mostrar cara nova”, afirma o prefeito.

O projeto consiste na remoção de lixo e entulho, na grande maioria das vezes lançados em locais impróprios, havia a anos, na limpeza de bueiros e na contínua limpeza de logradouros públicos – praças, campos e avenidas. Várias toneladas de lixo foram removidas e levadas a locais indicados para a recepção desse tipo de material. Além de melhorar o aspecto do perímetro urbano, a Operação traz outros benefícios, para saúde publica, de acordo com Adelar Arrosi.

A remoção de lixo, que deve ser seguida pelas famílias nas suas casas e principalmente nos seus quintais, combate, por exemplo, o acúmulo de água em locais indevidos. Água parada é o ambiente escolhido pelo Aedes aegypti para procriar. Esse é o vetor de doenças como dengue, zika vírus e febre chikungunya. A limpeza está diretamente associada, segundo o prefeito, à qualidade de vida e à saúde.

Prevenção
A higiene e a adoção de práticas simples são componentes de programas de prevenção à saúde que serão fortemente disseminados nos quatro anos da nova gestão pública de Ibema, diz Adelar Arrosi. “O trabalho é lento, exige tempo e formação de hábitos culturais. Porém, é possível, diante dos resultados e do envolvimento das pessoas, perceber que estamos no caminho certo”, afirma o prefeito. Essas medidas também terão impacto na preservação de recursos ambientais, como nascentes e áreas verdes.



Confira imagem(ns).