Quinta Feira, 21 de Junho de 2018
Ibema enfrenta a crise gerando empregos

Ibema contabiliza avanços na geração de empregos com carteira assinada.

 Administrador
 28/06/2017|18:53:14
 Ação Social

De pequeno porte e perfil primário, Ibema é modelo de como enfrentar a crise com coragem, ação e determinação. Ao contrário de boa parte dos municípios paranaenses e brasileiros, Ibema contabiliza avanços na geração de empregos com carteira assinada. Apenas de janeiro até o fim de junho, 285 trabalhadores foram colocados no mercado de trabalho, passaram a ter renda e a contribuir ativamente para impulsionar a economia local.

A primeira atitude do prefeito Adelar Arrosi (PSDB) para reverter uma curva decrescente registrada até o fim do ano passado foi, por conta da própria administração pública municipal, bancar a instalação da Agência de Empregos de Ibema. Em seguida, Adelar Arrosi começou a colocar em prática um conjunto de atitudes que integram um grande programa de inclusão, o Cidadania Plena, que mostra às pessoas caminhos para a construção de uma vida pessoal, familiar, social e comunitária mais feliz e produtiva.

Com a Agência de Empregos, o prefeito passou a manter contatos com empresas e setores organizados locais e a buscar parcerias para a oferta de cursos semi e profissionalizantes segundo às exigências e carências do mercado. “Em vez de esmolas ou de depender de repasses governamentais simbólicos, é cada vez maior o número de pessoas que percebem que o trabalho com carteira assinada promove transformações profundas em suas vidas e também no cotidiano de suas famílias e da comunidade. O trabalho é a melhor resposta para os desafios e as agruras da vida”, segundo o prefeito.

Sine
Diante da repercussão dos programas lançados em Ibema, Adelar Arrosi foi procurado pelo chefe regional da Agência do Sine (Sistema Nacional de Empregos), Reinaldo Bueno, para a instalação de uma unidade do órgão no município. “Essa poderá ser em breve (sendo aprovado o pedido do prefeito) mais uma ferramenta de colaboração para tirar Ibema de um período difícil e recolocá-la nos trilhos do desenvolvimento sustentável”, diz o peessedebista. Devido a trâmites técnicos e burocráticos, a agência além de empregos, prestará outros serviços à comunidade.



Confira imagem(ns).