Sábado, 23 de Setembro de 2017

Secretaria de Educação


Centro de Educação Infantil Ildo Vigo

O Centro de Educação Infantil Ildo Vigo, situado na Rua Bahia nº878 -Bairro Napoli- Ibema, é uma instituição escolar estabelecido por um conjunto de objetivos, metas, procedimentos, programas e atividades que se constroem e se orientam com a intencionalidade de uma proposta de Educação Infantil a qual situe o tempo da infância, que explora o período de 0 a 5 anos.

A Educação se constitui num dos principais bens da humanidade e está marcado pela prática de todos os envolvidos no processo educativo mediado por relações sócio históricas.

A escola trabalha com 16 funcionários devidamente formados na área da Educação, 121 alunos regularmente matriculados, sendo esses 31 em período integral.

Coordenadora Pedagógica: Carmem Pinheiro



Cmei Iolanda Stadler Lovato

O Cmei Iolanda Stadler Lovato encontra-se situado na Rua Lino Beno Lenz, centro do município de Ibema, e hoje garante o atendimento á aproximadamente 150 crianças, sendo que dentro destas muitas em período integral. Buscamos em nossa proposta pedagógica propiciar aos alunos um ambiente acolhedor, de segurança, conforto e aprendizado, que realmente possibilite á criança pequena o pleno desenvolvimento de suas potencialidades. Contamos com um corpo docente especializado, professores graduados e pós-graduados, com auxiliares disponíveis para melhor atender a criança, com equipe multidisciplinar atuante (psicóloga, fonoaudióloga e nutricionista) que estão sempre orientando e dando o suporte á pais, professores e escola, com palestras e reuniões. Valorizamos aqui o respeito à individualidade de cada aluno, estimulamos suas capacidades motoras, cognitivas, sociais e garantimos as famílias a tranquilidade e confiança no trabalho que desenvolvemos. Consideramos que o Cmei deve ser para criança pequena a extensão de seu lar, um lugar onde ela se sinta amada, respeitada e protegida.

São servidas diariamente cerca de seis refeições, com cardápio que atende as necessidades da criança em seu desenvolvimento o qual elaborado e acompanhado por nutricionista. Também consolidamos parceria com os profissionais da saúde, solicitando encaminhamentos quando necessário e agendando dentista, realizando assim um trabalho de prevenção. Temos o compromisso em nossa rotina diária em garantir o bem estar da criança, criando um ambiente acolhedor o qual propicia o desenvolvimento de suas habilidades.

Construímos nossa proposta pedagógica direcionada pelas orientações do Currículo Básico do Estado do Paraná, o qual considera que ser criança e viver a infância são direitos conquistados que precisam ser preservados no âmbito das diferentes instituições sociais, sendo nosso objetivo promover o desenvolvimento infantil em sua totalidade, contribuindo para a construção da identidade e autonomia, atendendo ás necessidades básicas do cuidar e do educar em cada faixa etária, tendo em vista o brincar como direito e linguagem própria da infância.

Cmei Iolanda Stadler Lovato amor pela Educação Infantil.

Diretora: Joice Luciana Moraes



Escola Municípal Getulio Vargas

Escola Municipal Getúlio Vargas situada na rua ceará nº 550 Bairro Fátima atende atualmente mais de duzentos alunos nos períodos matutino e vespertino, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Conta com uma equipe de 16 professores, 4 auxiliares de serviços gerais, 1 cozinheira e a equipe multifuncional ( Fonoaudióloga, Psicóloga, Nutricionista e Assistente Social).

Além do ensino Regular a escola oferece sala de Recursos Multifuncional, Classe Especial, Contraturno, Projeto de leitura, recreio Organizado e ainda Projeto de Teatro e Música. Todo este trabalho é realizado com o apoio da Equipe Gestora: Diretora Edina Meira Bonatto, Vice Diretora Josiane Portolan, Coordenadora Pedagógica Cristiani Pimentel, juntamente com o apoio da Família de cada um dos alunos, pois ambos formam uma equipe que devem seguir os mesmos princípios, que visa conduzir crianças e jovens para um futuro melhor.



Escola Municípal Octávio Simioni

A Escola Municipal Octávio Simioni está localizada à Rua Laranjeiras do Sul nº 372, no Bairro Jardim União, tendo como diretora a senhora Marizete Treviso Scheifer, vice-diretora e coordenadora a senhora Cleonice do Belem Pimentel. A escola conta com 15 professores, 1 assistente social e 1 psicóloga duas vezes na semana, 1 nutricionista 4 horas semanais e 1 fonoaudióloga uma vez na semana, 1 merendeira e 4 auxiliares de serviços gerais atendendo a 258 alunos do Pré II ao 5º ano , contando também com 1 sala de recursos, sendo 93 no período da manhã e 165 no período da tarde.

A busca por um ensino de qualidade deve oportunizar a autoconfiança, a autonomia e desenvolver valores que conduzam a liberdade de expressão, à solidariedade, ao respeito às diferenças e à preservação do meio em que vivem para isso desenvolvemos na escola alguns projetos: Recreio Dirigido, Maleta da Leitura, Higiene, Alimentação Saudável, Gincanas Esportivas e Culturais entre outros.

A Escola Octávio Simioni, propõe a inter-relação entre teoria e prática, professor e aluno, ensino e aprendizagem, informação e compreensão entre escola e vida. Fazer educação não é um ato isolado, é uma prática a ser construída coletivamente, no fazer diário e no diálogo família x escola. “A escola não caminha só. É preciso que você caminhe conosco!”



Plano Municipal de Educação


Anexos


Imagens Comissão Coordenadora PME