Quarta Feira, 19 de Setembro de 2018
Ibema avança nos conceitos da bio-saúde

O uso de métodos alternativos, chás naturais e fitoterápicos avança em Ibema.

 Administrador
 26/01/2018|00:48:55
 Saúde

O uso de métodos alternativos, chás naturais e fitoterápicos avança em Ibema por meio de uma parceria da Pastoral da Saúde com a administração pública municipal. A Pastoral existiu e funcionou nas duas gestões anteriores do prefeito Adelar Arrosi (PSDB), de 1997 a 2004, após 2004 acabou extinta por falta de apoio. Com o retorno do tucano ao cargo, em janeiro de 2017, a Pastoral da Saúde com apoio do prefeito e seus programas de atenção à comunidade retornaram.

Uma das ações que ganham espaço é a bio-saúde, conhecida como um mecanismo de medicina natural que leva à desintoxicação e energização do corpo. Os trabalhos da bio-saúde são desenvolvidos no município com a colaboração de 14 voluntárias. Elas foram cuidadosamente preparadas para conhecer e aplicar a técnica de olho nos melhores resultados possíveis.

A bio-saúde está alicerçada no uso de plantas medicinais e fitoterápicos, aplicação de argila e na limpeza de ouvido. As pessoas que recebem atendimento, desde que precisem, passam a se tratar com o uso de compostos homeopáticos, xaropes e vitaminas. “E os resultados têm sido muito bons. A utilização de substanciais naturais, que não agridem o corpo, deve ser estimulada e é isso o que estamos fazendo em Ibema”, diz o prefeito Adelar Arrosi.

 

Números

O retorno da Pastoral da Saúde ao município foi em 5 de maio de 2017. Dessa data até 20 de dezembro último, o programa de bio-saúde apresentou os seguintes números: 587 pessoas fizeram testes, 478 receberam tratamento natural à base de vitaminas e compostos fitoterápicos, 361 participaram de sessões para aplicação de argila e 74 fizeram limpeza de ouvido.

A Pastoral da Saúde também atende acamados e idosos. Atualmente são seis pessoas que recebem acompanhamento periódico com a utilização de fitoterápicos. A coordenadora da Pastoral é Juraci Soares de Jesus, que agradece a sensibilidade e o empenho do prefeito Adelar Arrosi de acreditar e investir nas ações de uma área focada na qualidade de vida e felicidade das pessoas.