Quarta Feira, 12 de Dezembro de 2018
1ª Semana de Saúde Família e Escola mostra que Ibema está unida para prosperar

Ibema realizou de 10 a 14/09/2018 um dos maiores eventos da área de saúde pública de sua história.

 Administrador
 17/09/2018|21:23:30
 Educação

O Ginásio de Esportes Francisco Natel de Camargo foi transformado em um ambiente de atendimentos e principalmente de orientações sobre vida saudável. 
A 1ª Semana de Saúde Família e Escola foi organizada pela administração do prefeito Adelar Arrosi (PSDB) tendo à frente a Secretaria Municipal de Saúde com apoio de diversas outras pastas ligadas ao governo municipal.

“O evento foi um grande sucesso. Muitos se dedicaram para fazer dessa Semana um marco importante para o município, dentro da proposta de reconstruir Ibema por inteiro”, diz Adelar Arrosi, entusiasmado com os resultados alcançados. 

Embora diversos atendimentos e exames tivessem sido realizados, e seus desdobramentos ainda seguirão por algumas semanas, o foco central dos trabalhos foi a prevenção. “Foi mostrar aos alunos, às suas famílias e aos moradores cuidados simples que, desde que corretamente aplicados, podem trazer enormes benefícios à qualidade de vida de cada um”, afirma o prefeito.

O evento foi associado também à recuperação de uma instituição fundamental a toda sociedade, a família. “Essa é a base do que nós somos. A família precisa ser valorizada e deve estar ao lado dos seus filhos nas mais diversas etapas, principalmente na caminhada escolar, que é onde se consolida o processo de formação do caráter cidadão de cada um”, acentua Adelar Arrosi.

Uma das atrações da 1ª Semana de Saúde Família e Escola foi uma sala de cinema que, por meio de projeções e filmes, contribui para mostrar à comunidade a importância da prevenção para uma vida mais feliz e de realizações.
 
Atendimentos

Diversos profissionais atuaram durante o evento, que somou um volume impressionante de atendimentos, orientações e consultas. Foram 1,5 mil de fisioterapia, nutrição, odontologia e orientações de vigilância, 840 testes de HGT (glicemia), 72 preventivos, 48 mamografias, 1,5 mil testes rápidos, 840 desverminados, 840 testes de hanseníase, 840 averiguações da carteirinha de vacinação e 840 testes psicológicos. “E tudo foi feito sem nenhum custo à nossa comunidade”, afirmou Adelar Arrosi.

O prefeito de Ibema informa que equipes do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) farão matriciamentos para a busca de crianças com problemas de coluna (postura), entre outros. Será dada atenção especial também a questões ligadas a tentativas de suicídio e agendadas consultas com ginecologista a mulheres que apresentaram algum tipo de problema no preventivo. 

Profissionais de saúde da família também farão buscas ativas por crianças com vacinas atrasadas e, mesmo durante a Semana, alguns casos foram encaminhados para psicólogo e assistente social.

Adelar Arrosi informa que profissionais e diretores de várias secretariais municipais, órgãos públicos e parceiros, dedicaram-se muito para fazer com que a 1ª Semana de Saúde Família e Escola fosse um grande sucesso. “Estão todos de parabéns, porque eventos com esse alcance e participação são uma prova absoluta de que Ibema volta a viver dias de harmonia, união e integração, condições fundamentais para alcançar o desenvolvimento, a organização e a qualidade de vida que todos querem e merecem ter”, afirma o prefeito.
 



Confira imagem(ns).