Sábado, 17 de Novembro de 2018
Ibema orienta sobre benefícios da saúde bucal 

Alunos da rede pública de Ibema vão participar de uma atividade especial sobre saúde bucal.

 Administrador
 23/10/2018|00:17:45
 Saúde, Educação

Alunos da rede pública de Ibema vão participar de uma atividade especial sobre saúde bucal na sexta-feira, 26 de outubro, a partir das 7:40 horas, segue durante o dia todo, no Centro Cultural Indalício Margotti. Os estudantes vão participar de palestra, teatro e receberão, gratuitamente, kits para higiene bucal. 

A programação, que comemora o Dia do Dentista, é organizada pela através da Secretaria Municipal de Saúde por meio do Programa Saúde Bucal na Escola.
A higiene bucal traz inúmeros benefícios ao cotidiano e à saúde de toda pessoa. Com atitudes simples, como a escovação regular e de forma correta, é possível ter muito mais que um sorriso saudável. 

Adelar Arrosi (PSDB), tem investimentos em ações de saúde prevenção e de educação como uma das principais ações de sua terceira gestão como prefeito de Ibema, município de cerca de seis mil habitantes a 50 quilômetros de Cascavel, na região Oeste do Estado.

Cuidar da saúde e alimentação adequada  contribui para evitar diversas doenças que têm a boca como ponto de partida de sua disseminação. 
A falta de cuidado é caminho para a proliferação de cáries, mau hálito, gengivite e periodontite, que são estágios diferentes da inflamação das gengivas. Mas há estudos que comprovam que até doenças cardíacas estão associadas à saúde oral. 

É que toda complicação que atinge a corrente sanguínea, a exemplo da gengivite, pode atingir o coração. A falta de higiene associada a outros maus hábitos, como o tabagismo, pode desencadear outras doenças, como o câncer.
 Prevenção

Escovação, uso do fio dental e bochechos com flúor, por exemplo, eliminam e diminuem significativamente riscos de desenvolvimento de cáries. Combatem também o controle de doenças periodontais e gengivais, permitem que problemas bucais sejam diagnosticados mais cedo, tendo grande possibilidade de cura, auxiliam em tratamentos ortodônticos e ajudam a manter boa saúde sinônimo de dignidade e auto-estima.