Sábado, 17 de Novembro de 2018
Ibema e INSS firmam parceria de ônus sem bônus, que contempla usuários

A administração pública de Ibema acaba de assinar parceria com o INSS, o Instituto Nacional de Seguridade Social.

 Administrador
 23/10/2018|21:55:47
 Inclusão Social

O acordo de cooperação técnica trará facilidades às pessoas que se utilizam dos serviços desse órgão, informa o prefeito Adelar Arrosi (PSDB).

Por meio do acordo, a comunidade de Ibema passa a ter acesso aos benefícios do INSS pela modalidade a distância. A parceria, conforme Adelar Arrosi, vale para encaminhamentos de aposentadoria por idade urbana e rural, aposentadoria por tempo de contribuição, benefício assistencial a pessoa com deficiência, benefício assistencial ao idoso, pensão urbana e rural e salário maternidade urbana e rural.

Para que a parceria dê os resultados esperados, a prefeitura determina um espaço, com equipamentos e RH Recursos Humanos, para atendimento ao público. Em Ibema, os atendimentos acontecem no setor de Inclusão Social. O INSS, por sua vez, capacita servidor e fornece acesso aos sistemas que permitirão digitalizar documentos e protocolar requerimentos dos segurados.

O sistema, todo digital, permitirá aos usuários acompanhar a tramitação dos processos pela internet. A direção do INSS informa que parceria como a firmada com a Prefeitura de Ibema acontecem em várias regiões do País. Por meio, desse acordo a prefeitura assume serviços que são de competência exclusiva do INSS, a prefeitura "ASSUME O ÔNUS estrutura e RH,  SEM a transferência do BONUS pelo INSS". 

O INSS faz a modernização do Instituto as custas da prefeitura que assume o ônus visando e promovendo comodidade aos cidadãos, vistas a negligencia de competência do Instituto, transferindo para a prefeitura  responsabilidades que não são suas,  a prefeitura aceita para bem atender os segurados e oferecer  rapidez nos atendimentos e análise dos benefícios. Há também economia aos usuários, que não precisarão se deslocar a outras cidades atrás desses serviços.