Sábado, 17 de Novembro de 2018
Inclusão social contabiliza avanços em Ibema

Uma das principais ações do governo de Adelar Arrosi, em Ibema, foi unificar em um mesmo espaço físico os órgãos responsáveis pelo atendimento

 Administrador
 07/11/2018|00:03:29
 Gabinete

Uma das principais ações do governo de Adelar Arrosi (PSDB), em Ibema, foi unificar em um mesmo espaço físico os órgãos responsáveis pelo atendimento social no município. E os resultados dessa mudança, implementada no início de 2017, aparecem e são consistentes, afirma o prefeito. Ele cita como principais benefícios percebidos principalmente por quem usufrui dos atendimentos comodidade, agilidade e solução mais precisa e rápida para as demandas apresentadas.

No mês de outubro, o total de procedimentos realizados pelo Cras, Creas e ACT/INSS Digital foi de 872, o que corresponde a 13.6% da população local de alguma forma alcançada pela inclusão social. ‘Essa é uma área importante, mas é preciso ressaltar que outros programas de valorização à dignidade dessas pessoas estão em andamento desde que assumi. 

A Agencia de Empregos criada no inicio de 2017 também faz parte da estrutura de Inclusão Social, entre eles estão cursos profissionalizantes e treinamentos para qualificar e requalificar,  264 pessoas receberam certificados do SENAC ou SENAI nesse período de quase dois anos, ainda a Agencia de Empregos encaminhou 981 pessoas para entrevistas no mercado de trabalho, dessas 498 foram contratadas com registro em carteira, sinônimo de independência e dignidade", conforme Adelar Arrosi.
 
Cras

O Centro de Referência de Assistência Social faz o acompanhamento dos programas assistenciais, como o Bolsa-Família, atualmente com 401 beneficiários em Ibema. Em outubro 48 cadastros foram bloqueados pelo descumprimento de condicionantes dos programa Federal e 17 incluídos. O Cadastro Único recebeu 21 novos cadastros, com cinco transferências, 47 atualizações e 2 desligamentos. 

O Cras também emite declarações de baixa renda de luz, água, Benefício de Prestação Continuada, emissão de carteira de idoso, recebe pedidos de auxílio-funeral, por meio de sua equipe técnica faz visitas domiciliares, atende necessidades justificadas com roupas, fraldas, entre outras atividades. O Cras disponibiliza oficinas para idosos, gestantes, aulas de balet, informática, música, capoeira e conta com uma brinquedoteca. O total de procedimentos chegou, no mês passado, a 748.

A área de inclusão social de Ibema abriga também o Centro Especializado de Assistência Social, que realizou 93 procedimentos em outubro. Entre eles estão atendimentos psicológico, psicossocial, adoção de medidas socioeducativas, visitas domiciliares, oficinas e reuniões técnicas. 

O ACT/INSS Digital, serviço que resulta de parceria com o governo federal, realizou 31 procedimentos no mês passado. São, basicamente, consultas e encaminhamentos de aposentadoria, pensão rural, licença-maternidade, requerimentos de perícia médica, entre outros. “Jamais na história do município de Ibema, o setor de ação social contou com uma estrutura tão abrangente e eficiente”, diz Adelar Arrosi.