Terça Feira, 19 de Novembro de 2019
Semana Saúde da Família é sucesso em Ibema

Um grande sucesso, tanto em número de atendimentos e procedimentos realizados como por parte da avaliação das pessoas diretamente alcançadas.

 Administrador
 02/10/2019|23:11:40
 Saúde

Um grande sucesso, tanto em número de atendimentos e procedimentos realizados como por parte da avaliação das pessoas diretamente alcançadas pelo trabalho. É assim que o prefeito de Ibema, Adelar Arrosi, avalia a 2ª Semana Saúde da Família, realizada de 23 a 27 de setembro e que contou com o envolvimento dos mais diversos setores, profissionais e equipes de apoio da administração pública municipal.

Os números mostram com precisão o alcance do projeto que, mesmo ainda jovem, já faz história em Ibema. O total de participantes foi de 1.212, mas o total de procedimentos realizados durante os dois dias foi superior aos dez mil. “Estamos muito felizes com os resultados. Esse projeto envolve muita gente e todos deram o seu melhor para bem atender as pessoas que precisam desse tipo de resposta por parte do governo e órgãos públicos”, ressalta o prefeito Adelar Arrosi.

Atendimentos

À medida que os atendimentos e procedimentos foram realizados, as pessoas eram informadas sobre os passos seguintes. O total de avaliações posturais foi de 1.176, com registro de 649 alterações e encaminhamento de 4 pessoas. A avaliação de acuidade visual contemplou 1.170 pessoas. Houve alterações em 43 exames e 18 foram encaminhadas para etapas mais minuciosas de atendimentos.

De saúde bucal, o total foi de 1.168 com 647 alterações e 110 encaminhamentos. O teste de acuidade auditiva contemplou 1.168 pessoas, com 25 alterações e 6 encaminhamentos. A avaliação psicológica alcançou 1.171 pessoas. Foram verificadas 50 alterações com 3 encaminhamentos. 

Por sua vez, a avaliação nutricional chegou a 1.160 pessoas, com 8 alterações e 2 encaminhamentos. O total de atendimentos de dermatologista foi de 1.168, com registro de 62 alterações e 4 encaminhamentos.

A Semana Saúde da Família ofereceu 1.160 atendimentos de fonoaudilogia, com registro de 4 alterações e encaminhamentos de 4 pessoas. Aferições para medir sinais vitais alcançaram 1.212 pessoas, os encaminhamentos para ortopedistas somaram 3, de mamografia 13 e de preventivos 24. 

Os colaboradores também fizeram a conferência das informações contidas em mil carteirinhas de vacinação, e foram aplicadas, durante o evento, 16 vacinas. Os testes rápidos foram 16 e o total de atualização do Cartão SUS chegou a 72. “A saúde, associada à prevenção e a orientações práticas e teóricas, ocupa atenção especial no meu governo”, diz Adelar Arrosi, que agradece a todos que participaram da programação.



Confira imagem(ns).