Sexta Feira, 28 de Fevereiro de 2020
Ibema amplia atenções ao fortalecimento do campo

Com seis mil habitantes, Ibema tira da agropecuária percentuais consideráveis de seus empregos e riquezas.

 
 18/12/2019|18:40:27
 Agricultura

De olho nisso, a gestão de Adelar Arrosi desenvolve programas e atividades focadas no fortalecimento do setor. “Com o empenho de todos e a colaboração dos produtores rurais, cada vez mais atentos às mudanças e exigências de um novo tempo, o desempenho da agricultura e pecuária cresce a níveis muito bons”, afirma o prefeito.

Um relatório elaborado pelo setor e que acaba de ser entregue ao prefeito mostra um elevado número de atividades desenvolvidas em no curso do ano de 2019, e a previsão é para muito mais no ano que vem. Diversos encontros de agricultores, envolvidos em palestras sobre os mais diferentes assuntos, foram realizados. Entre eles, trataram sobre incentivo à produção de leite, pastagem de inverno, operação e manutenção de tratores agrícolas, empreendedorismo rural, biomassa, produtos de limpeza e higiene doméstica, alimentação para gado leiteiro, entre outros.

O Conselho de Desenvolvimento Rural envolveu seus integrantes em assessoria especializada, foi feita a reorganização das patrulhas agrícolas rurais, criação de leis e decretos que dão suporte ao Conselho de Segurança Alimentar e reestruturação da Associação de Produtores da Agricultura Familiar. O prefeito Adelar Arrosi cita uma conquista especialmente importante ao campo, a legalização do SIM (Sistema de Inspeção Municipal) e implantação do Selo Arte, que valorizam os produtos de origem local. O programa de inseminação artificial foi ampliado, bem como o de gestão de solo e águas em micro-bacias.

Por meio de sua associação, agricultores familiares têm mais acesso a programas oficiais de aquisição de alimentos e o Pro Ruas Cidadania contribui para melhorar a renda no campo. Diversas excursões e viagens técnicas foram realizadas em 2019, entre elas ao Show Rural Coopavel e ao Show Pecuário, e em busca de informações sobre cultivo de orquídeas, produção de mel, homeopatia animal e genética animal. A secretaria de agricultura e meio ambiente também ofereceu oficinas de compostagem, processamento e conservação de alimentos, e dias de campo.

Novidades

Focada nos benefícios da diversificação, a administração pública de Ibema passou a dar incentivo a atividades novas no município, como a programas de produção de orquídeas, alho e oliveiras, e a outras tradicionais como criação de frango caipira e mel. A prefeitura fez a distribuição de adubo orgânico a criadores do bicho da seda, estimulou a criação da Associação de Catadores de Reciclados, além de ações pela proteção de fontes de água, reformas de terraços, conservação de solo, estímulo ao cooperativismo, aquisição de novos equipamentos, reformas de estruturas físicas, e criação e distribuição de calendários à coleta seletiva. “Os resultados são muitos bons e a área experimenta um ótimo momento”, afirma Adelar Arrosi.