Quinta Feira, 13 de Maio de 2021
Urbanismo realizam trabalhos conjunto nos 100 dias de Governo da Prefeita Viviane Comiran

Secretaria de Planejamento: “A Secretaria de Planejamento tem a missão de promover o desenvolvimento econômico, social, cultural e ecológico, um

 Administrador
 15/04/2021|22:19:19
 Gabinete

Secretaria de Planejamento:

“A Secretaria de Planejamento tem a missão de promover o desenvolvimento econômico, social, cultural e ecológico, uma gestão eficiente, melhoria do gasto público e a ampliação dos investimentos com efeitos imediatos, visando à oferta de bens e serviços de qualidade aos cidadãos Ibemenses. O trabalho em conjunto com as Secretarias proporciona um amplo diálogo das necessidades do Povo, nestes 100 dias de Gestão também concluímos o debate e alterações do Plano Diretor Municipal (PDM), onde podemos afirmar que é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana.
O Estatuto da Cidade (Lei Nacional nº 10.257/2001),determina que, pelo menos, a cada 10 (dez) anos, os planos diretores devem ser revistos” destaca o Secretário de Planejamento e Chefe de Gabinete Gildo Santos.

Viação, Obras e Urbanismo:

“A Secretaria de Viação Obras e Urbanismo são responsáveis por operacionalizar e supervisionar os serviços urbanos e rurais, nesses 100 dias de Gestão foi planejado um cronograma de ações urgentes e executado melhorias nas estradas rurais para o escoamento da safra e outros cultivos dos agricultores nas Linhas Campo Sales, Pouso Alegre, Linha Tapuí, Linha da Alegria, Linha Izolina, Linha Cristópolis e Agro Ibema.
Dentre outros serviços foram limpos e feitos buracos de silagem e manutenção em bueiros em toda a cidade. Também proporcionamos aos munícipes o melhoramento das Ruas nos bairros: Bairro Fátima, Napoli, Jardim União e Centro da cidade. Também realizamos melhorias em calçadas e bocas de lobos. Ainda conforme solicitações de munícipes foram entregues cargas de terra e feito terraplanagens, realizamos instalações e manutenção da iluminação pública, zelando por sua conservação’’ informou o Secretário de Viação, Obras e Urbanismo Altair Teles.

Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente:

“Nossos trabalhos estão visando o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável. Dentre algumas ações, a Associação dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar de Ibema já forneceu 02 toneladas de alimentos saudáveis para distribuição as famílias vulneráveis e instituições alicerçados em programas da CONAB e compra direta para a merenda escolar.

Buscamos parcerias para melhorar a renda dos produtores e firmamos contratos com várias esferas, em especial com IDR (Instituto de Desenvolvimento do Paraná, antiga EMATER) que fornecem suporte técnico para Ibema. Reorganizamos os serviços e já divulgamos o cronograma de limpeza das vias públicas e prédios públicos, dentre as dificuldades, ainda tivemos um período chuvoso nos 30 primeiros dias do ano dificultando alguns trabalhos, mas mesmo assim foram coletados no período de 90 dias cerca 210 toneladas de lixo orgânico e aproximadamente 100 cúbicos de resíduos sólidos volumosos (móveis e outros), cortes de gramas, jardinagem, coleta de galhos e entulhos.
Com o apoio da Associação que coleta e fazem a triagem do material reciclável conseguiu-se entregar 14 toneladas de material reciclável, durante esse período avançou-se muito no fortalecimento da Associação de Reciclável, em especial com o suporte na comercialização dos materiais processados, aumentando a renda dos agentes ecológicos/colaboradores em um percentual de relevância, desse modo, incentivando a permanência dos mesmos na atividade. Também encaminhamos um projeto de grande importância para a Câmara Municipal para agregar Legalidade aos trabalhos dos agentes ecológicos/colaboradores, o qual foi debatido com presteza, responsabilidade e aprovado por unanimidade”. Finalizou o Secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente Sérgio Souza. (Com Assessoria).