Quarta Feira, 19 de Setembro de 2018
Depois de 14 anos, Ibema retoma proteção de minas

Ibema retoma os trabalhos de recuperação de minas d´água em regiões do município.

 Administrador
 23/06/2018|12:47:17
 Meio ambiente

Depois de 14 anos, a administração pública de Ibema retoma os trabalhos de recuperação de minas d´água em regiões do município. O projeto foi iniciado nas duas primeiras gestões do prefeito Adelar Arrosi (PSDB), de 1997 a 2004, e depois paralisado pelos gestores seguintes.
Agora, com o seu retorno à prefeitura (em janeiro de 2017), Adelar Arrosi tinha como compromisso voltar a desenvolver um trabalho que, além de benéfico para as famílias rurais, traz inúmeras vantagens para o meio ambiente.

A primeira fonte preservada nessa gestão está na propriedade de Fábio Pinheiro. A partir de agora, o projeto vai gradualmente ser multiplicado em várias frações territoriais do município.


Ao mesmo tempo em que protege as nascentes de receber contaminação externa, a água pode então ser utilizada como fonte saudável e segura para o consumo das famílias, bem como ser empregada para saciar a sede dos rebanhos e para os afazeres domésticos da propriedade. “A técnica empregada é simples e bastante eficiente”, diz Adelar Arrosi.

O trabalho é desenvolvido em parceria entre o poder público e a família contemplada. Os custos de implantação são baixos porque vários materiais empregados estão disponíveis na propriedade, como pedaços de canos de PVC, pedras e cimento.


“Esse é um gesto que demonstra a preocupação ambiental e social da nossa gestão, uma vez que os resultados são de grande alcance”, diz o prefeito. Ibema é um município essencialmente agrícola e o número de fontes naturais é grande.

 



Confira imagem(ns).