Facebook Ouvidoria E-mail Acessibilidade
Quinta Feira, 19 de Maio de 2022
I CANTA CANTU – Festival Regional dos Municípios da Cantuquiriguaçu - 1º Classificatória De Ibema/PR

Objetivos: Promover o intercâmbio cultural e intensificar o movimento musical nos municípios. Descobrir e valorizar novos talentos, difundindo a...

 Administrador
 11/05/2022|09:38:04
 Eventos

I CANTA CANTU – FESTIVAL REGIONAL DOS MUNICÍPIOS DA CANTUQUIRIGUAÇU

1º CLASSIFICATÓRIA DE IBEMA/PR


1 - ORGANIZAÇÃO:

A organização do I CANTA CANTU estará a cargo da Comissão Organizadora do festival, Prefeituras Municipais e Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Esporte dos municípios da Cantuquiriguaçu.


2 - OBJETIVOS:

2.1. Promover o intercâmbio cultural e intensificar o movimento musical nos municípios.
2.2. Descobrir e valorizar novos talentos, difundindo a música como um dos meios essenciais da expressão cultural.
2.3. Mostrar através da realização do I CANTA CANTU os valores e incentivo a arte e a cultura de nossa região.
2.4. Valorizar os talentos que residem nos municípios da Cantuquiriguaçu.
2.5. Selecionar os representantes do município de Ibema, para a final do I CANTA CANTU – FESTIVAL REGIONAL DOS MUNICÍPIOS DA CANTUQUIRIGUAÇU


3 - CATEGORIAS:

3.1. O 1º CANTA CANTU é um festival de interpretação e abrange as categorias INFANTIL, POPULAR/GOSPEL, SERTANEJA E NATIVISTA, da música brasileira.


4 – INSCRIÇÕES E ENSAIOS:

4.1. O formulário e o regulamento de inscrição estarão disponíveis na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte.
4.2. As inscrições iniciam-se no dia 10 de maio de 2022 e encerram-se no dia 31 de maio de 2022.
4.3. As inscrições serão GRATUITAS.
4.4. Os inscritos na categoria INFANTIL deverão ter idade mínima de 06 (seis) e máxima de 13 (treze) anos, não podendo ter 14 (quatorze) anos completos até a data da eliminatória. Os inscritos nas categorias POPULAR/GOSPEL, SERTANEJA E NATIVISTA (adulto), deverão ter idade mínima de 14 (quatorze) anos completos até a data da eliminatória.
4.5. Depois de efetuada a inscrição, não será permitido a mudança de música.
4.5.1. Não será permitido a apresentação da mesma música, prevalecendo a primeira inscrição. O candidato que se inscrever com uma música já inscrita será comunicado, para trocar ou alterar a música.
4.6. Para fazer a inscrição na categoria infantil os responsáveis pelos candidatos deverão preencher e assinar um formulário de autorização, munido de documentos pessoais, título de eleitor e comprovante de residência (Copel/Sanepar), em outros casos a comissão organizadora irá avaliar.
4.6.1. Os candidatos deverão entregar as autorizações (menores de idade) e uso de imagem, cópia do comprovante de residência e título de eleitor, mais 06 (seis) copias impressas da letra da música sem rasuras impreterivelmente, no dia do ensaio.
4.7. Só serão aceitas inscrições onde candidato comprove sua residência no município por meio de comprovante de residência (Copel/Sanepar) e por meio do título de eleitor do município.
4.7.1. OS ENSAIOS SERÃO NO DIA 09/06/22 DAS 08h00min ÀS 11h30min HORAS NO PERÍODO DA MANHÃ E DAS 13h00min ÀS 17h00min HORAS NO PERÍODO DA TARDE NO GINÁSIO MUNICIPAL FRANCISCO NATEL DE CAMARGO.
4.7.2. A sequência do ensaio se dará por ordem de chegada e retirada de senha com a comissão organizadora, sendo respeitado rigorosamente os horários estabelecidos pela comissão organizadora.


5 - PARTICIPAÇÃO: ELIMINATÓRIA E FINAL

5.1. Ao participante é assegurada a livre escolha da música que deseja interpretar.
5.2. Não serão aceitas músicas em língua estrangeira.
5.3. Não será permitida composição, uma vez que o festival é de interpretação. Também não será permitida música que não tenha sido gravada oficialmente, com selo (gravadora) reconhecido oficialmente.
5.4. Em todas as etapas, o acompanhamento musical estará a cargo somente da banda contratada, porém, o candidato terá o direito de se fazer acompanhar por qualquer instrumento que lhe convier. Vale destacar que cada prefeitura poderá decidir se contrata ou não a banda para o acompanhamento do festival, se acaso não houver banda contratada, a prefeitura decidirá como o festival será realizado e o modelo de acompanhamento.
5.5. A ordem das apresentações dos candidatos será definida por sorteio, que será realizado durante os ensaios pela equipe organizadora e candidatos que ali se encontrarem. Não havendo presença de nenhum candidato, o sorteio será feito pela equipe organizadora do festival. Os candidatos deverão estar no local do evento meia hora antes da sua apresentação na eliminatória e final. Caso o candidato seja chamado e não compareça na apresentação será automaticamente desclassificado.
5.8. Em todas as etapas haverá ensaios, que serão realizados no local do evento, sendo que cada candidato terá direito ao mesmo, sendo distribuído senhas por ordem de chegada para a organização do ensaio, o candidato que não estiver no ensaio no horário previsto será automaticamente desclassificado.


6 - CLASSIFICAÇÃO/ELIMINATÓRIA:

6.1. Será realizada uma classificatória em cada município (nas datas previstas pela organização de cada município) na seguinte ordem: INFANTIL, POPULAR/GOSPEL, SERTANEJA E NATIVISTA.
6.2. Serão classificados os campeões de cada categoria para a grande final que será realizada no mês de dezembro de 2022.


7 - DESCLASSIFICAÇÃO:

7.1. O candidato será considerado desclassificado quando:
a) Não se apresentar para a sua interpretação quando chamado pelo apresentador nos dias do festival;
b) Pelo não comparecimento para o ensaio.
c) Caso o menor de 14 anos não tenha autorização e não esteja acompanhado dos pais ou responsáveis.
7.2. Não será permitido ao candidato fazer uso da palavra quando da sua apresentação, caso ocorra, o mesmo será desclassificado. Poderá dirigir ao público apenas breves cumprimentos (por exemplo: “boa noite”, “obrigado”).
7.3. Ao candidato não é permitido fazer uso de cópia da letra da música durante a apresentação.
7.4. Os candidatos deverão apresentar-se para a comissão organizadora 30 minutos antes da apresentação (classificatória e final), confirmando a sua presença na recepção para fins de organização.


8 - ENSAIOS:

8.1. Os ensaios para a eliminatória serão feitos por ordem de chegada com retirada de senha.
8.2. Cada candidato terá no máximo quinze minutos para ensaiar. O intérprete terá por direito a passagem de toda a música uma vez, salvo quando a banda solicitar.


9 - REALIZAÇÃO:

9.1. O l CANTA CANTU realizar-se-á nos dias 10 e 11 de junho  no Município de Ibema a partir das 19:00 horas, no Ginásio Municipal de Francisco Natel de Camargo. A apresentação das categorias será na seguinte ordem:
* INFANTIL
* POPULAR/GOSPEL
* SERTANEJA
* NATIVISTA


10 - PREMIAÇÃO:

PARA AS CLASSIFICATÓRIAS A PREMIAÇÃO FICA A ENCARGO DE CADA MUNICIPIO DECIDIR VALORES DO 1º AO 5º LUGAR

10.1 Premiações para todas as categorias do l CANTA CANTU Premiação nas Etapas Classificatórias por Municipio: 

Categoria Infantil:
1º lugar: 500,00 mais troféu Cantu (classificado (a) para grande final)
2º lugar: 400,00 mais troféu Cantu
3º lugar: 300,00 mais troféu cantu
4º lugar: 200,00 mais troféu Cantu
5º lugar: 100,00 mais troféu Cantu

Categoria Adulto:
- Popular/ Gospel
1º lugar: 1.000,00 mais troféu Cantu (classificado (a) para grande final)
2º lugar: 750,00 mais troféu Cantu
3º lugar: 550,00 mais troféu Cantu
4º lugar: 350,00 mais troféu Cantu
5º lugar: 250,00 mais troféu Cantu

- Sertaneja:
1º lugar: 1.000,00 mais troféu Cantu (classificado (a) para grande final)
2º lugar: 750,00 mais troféu Cantu
3º lugar: 550,00 mais troféu Cantu
4º lugar: 350,00 mais troféu Cantu
5º lugar: 250,00 mais troféu Cantu

- Nativista:
1º lugar: 1.000,00 mais troféu Cantu (classificado (a) para grande final)
2º lugar: 750,00 mais troféu Cantu
3º lugar: 550,00 mais troféu Cantu
4º lugar: 350,00 mais troféu Cantu
5º lugar: 250,00 mais troféu Cantu

10.2.Os campeões de cada categoria em seu município, representarão o mesmo na grande final que será no mês de dezembro de 2022.
10.3. Caso o campeão (a) não tenha interesse, abre-se a oportunidade para o Segundo colocado (a) e assim sucessivamente.


11 - COMISSÃO JULGADORA:

11.1. A comissão julgadora, em qualquer etapa do festival, será formada por critério e escolha da comissão organizadora do I CANTA CANTU.
11.2. A comissão julgadora será composta por cinco membros.
11.3. As notas da avaliação deverão ser de cinco a dez, podendo ser fracionada.
11.4. Para cada candidato, o jurado terá que dar nota individual em uma ficha pré-elaborada por quesitos, contendo o nome do intérprete e música, que será entregue no início da apresentação do candidato e recolhida ao término da mesma, com a assinatura do respectivo jurado.
11.5. A nota será atribuída aos participantes, observando-se os seguintes quesitos:
a) Afinação;
b) Interpretação (apresentação, comunicação e postura);
c) Ritmo;
d) Letra;
11.6. Caso o candidato venha a errar a música e interrompa sua apresentação, estará automaticamente desclassificado.
11.7. A nota será dada pelos cinco jurados dentro dos quesitos, sendo feita a somatória, obtendo-se assim, a média final de cada candidato. Ao final das apresentações, os jurados se reunirão para avaliar, oficializar o resultado e os finalistas.
11.8. Se houver empate entre os candidatos, caberá à comissão organizadora considerar a maior nota no quesito afinação, como critério de desempate. Caso ocorra, também a coincidência neste quesito, será observada sucessivamente os quesitos de ritmo e por último de interpretação.


12 - DISPOSIÇÕES GERAIS:

12.1. A comissão organizadora reserva-se ao direito de excluir em qualquer tempo o participante que, sobre qualquer pretexto, perturbar a ordem do I CANTA CANTU e descumprir as normas contidas no presente regulamento ou emanadas pela comissão organizadora.
12.2. Ao iniciar o evento, de acordo com a ordem das apresentações, os candidatos deverão se posicionar no local pré-definido pela comissão organizadora (camarim) com antecedência para que a presença do candidato seja confirmada pela organização do evento. Caso o candidato não esteja no camarim no momento da sua apresentação, o mesmo não será chamado pelo apresentador e, conseqüentemente, será desclassificado.
12.3. Quaisquer casos omissos no presente regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora.                                    

Comissão Organizadora I Canta Cantu.



Confira imagem(ns).