Facebook Instagram Ouvidoria E-mail Acessibilidade
Quinta Feira, 20 de Junho de 2024
Conselho Tutelar passa por aperfeiçoamento e qualificação

Nas últimas semanas, os conselheiros tutelares que assumiram em 2024 passaram por curso de aprimoramento

 Assessoria de Imprensa
 24/05/2024|11:15:48
 Bem Estar Social

Na última semana, o município de Ibema, proporcionou a Capacitação aos conselheiros Tutelares empossados em janeiro de 2024, para o mandato até o ano de 2027. A capacitação ocorreu na sede do conselho, com todos os 05 conselheiros, operando os respectivos computadores, e acessando o sistema nacional.

O módulo de capacitação iniciou no ano de 2023, em novembro com a capacitação de 16 horas, orientando sobre normas, legislações, atualização das leis, condutas, e procedimentos administrativos, orientando aos conselheiros Eleitos para o exercício da função, com mais resolutividade, e capacidade jurídica, compreendendo as legislações e politicas de atendimento a criança e ao adolescente.

O Conselho Tutelar reuniu-se para receber orientações e esclarecimentos acerca do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência. O SIPIA (Sistema de Informação para a Infância e Adolescência) é um sistema de registro e tratamento de informação com abrangência nacional, criado para subsidiar a adoção de decisões governamentais nas políticas para crianças e adolescentes, garantindo-lhes acesso à cidadania.

Atualmente todos os registros devem ser feitos no Sistema, sendo acompanhado pelo Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania.  As politicas setoriais, como Saúde, Educação, Assistência Social, MP. PJ, e demais órgãos de atendimento como entidades, todos são cadastrados no Sistema, e recebem de forma direta os encaminhamentos, as orientações do Conselho Tutelar, e os encaminhamentos são todos via Sistema, agilizando o atendimento.

Segundo a Secretária de Bem Estar Social, Simone B. Ferrari, “o trabalho do Conselho Tutelar deixou de ser esporádico, e pessoalizado, mas passou a ser incorporado como órgão, entidade e para isso é necessário a qualificação, o preparo para atuar, acompanhando protocolos de atendimentos adequados ao local, ao município e região. A responsabilização das ações e as exigências são muitas.”

A capacitação ocorreu pela empresa Ibetech. Durante o dia, a Prefeita Viviane Comiram, esteve acompanhando a capacitação e relatou sobre a necessidade e a preocupação da administração no cuidado, na atenção e na proteção das nossas crianças.



Confira imagem(ns).