Domingo, 18 de Novembro de 2018
Ibema contabiliza resultados de eficiência também em saúde

Um dos maiores desafios dos prefeitos dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros é fazer com que a saúde pública seja eficiente.

 Administrador
 21/08/2018|18:06:09
 Saúde

Um dos maiores desafios dos prefeitos dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros é fazer com que a saúde pública seja eficiente, resolutiva e consuma somente o que de fato é necessário. Ibema, município de seis mil habitantes a 50 quilômetros de Cascavel, conta com um dos sistemas de saúde mais avançados do interior do Paraná e que acaba de alcançar um novo diferencial, de acordo com o prefeito Adelar Arrosi.

O gestor informa que a administração pública precisou de 18 meses para colocar em dia as consultas de especialidades. “Não foi uma tarefa fácil, mas com determinação e bom-senso foi possível chegar ao melhor resultado possível, trazendo ganhos importantes às pessoas que precisam de atendimento de saúde com especialista”, ressalta Adelar Arrosi, que cumpre seu terceiro mandato de prefeito em Ibema.

Para comprovar o avanço alcançado no município, o gestor apresenta alguns números. No período de 24 meses, nos anos de 2015 e 2016, foram encaminhados 19.158 exames de especialidades de pacientes de Ibema, média de 798 por mês. Por sua vez, do início de janeiro de 2017 até agora 20 meses, os encaminhamentos somam 31.607, média de 1.580 por mês.
Um dos problemas mais sérios, de acordo com Adelar Arrosi, eram os atrasos.

“Quando assumi, há pouco mais de um ano e meio, havia pessoas à espera de atendimento por especialista desde o ano de 2011. Agora os atendimentos estão em dia e praticamente não há demora”. O descaso com a saúde das pessoas foi resolvido e elas passaram a ser tratadas com o respeito e a dignidade que merecem, ressalta o gestor público.

Nas UBS o atendimento por demanda, uma inovação idealizada pelo prefeito, abominou o obsoleto sistema de fixas, o atendimento por demanda trouxe rigor e eficiência na triagem, otimização e resultados nas consultas, não sobrecarrega os médicos e não há represamento de pacientes por falta de uma gestão dinâmica e inteligente.

Investir em saúde de qualidade é um dos principais compromissos da gestão de Adelar Arrosi em Ibema, destacando os resultados positivos, os quais estão fundamentados na formação de uma equipe técnica, eficiente e a dedicação de todos, do Secretario de Saúde Rodrigo Cassanelli que bem orientado, tem a modéstia de acatar as diretrizes da gestão e não medir esforços para com a equipe trabalhar pautados com critérios técnicos e não "politiqueiros", enfatiza Adelar Arrosi, lembrado que a eficiência do serviço e do servidor publico é uma obrigação e não um favor ao cidadão.