Facebook Instagram Ouvidoria E-mail Acessibilidade
Terça Feira, 19 de Março de 2024
IBEMA

Município completa 32 anos de emancipação político-administrativa

 Administrador
 12/06/2021|00:48:46
 Gabinete

IBEMA – Município completa 32 anos de emancipação político-administrativa 
Localizada a 444 Km de Curitiba, no oeste do Paraná, Ibema nasceu do trabalho. Ainda na década de 50, o Grupo Camargo abriu a serraria Formiga, na Linha Formiga. Alguns anos mais tarde, outra empresa do mesmo ramo, a Empresa Ibema, comprou cerca de 40 alqueires de terra as margens de onde hoje é a BR -277, instalando a Serraria Ibema Industria Brasileira de Madeiras S/A.
O Grupo Camargo planejava formar uma vila, a qual se chamaria “Camargópolis”, porém os planos foram deixados de lado, após a venda de parte de suas terras. Francisco Natel de Camargo foi o responsável, desde 1956, por desbravar estas terras, que em função da serraria Ibema, levou esse nome, e não Camargópolis.
Por volta de 1966, a Serraria Ibema, tornou-se a empresa de maior destaque da região, adquirindo o espaço onde era a serraria Formiga. A estrutura formada pela empresa, possibilitou a criação de residências a sua volta, evoluindo a cada ano, fazendo o povoado crescer e se estabelecer. Quatro anos mais tarde a pequena vila, tornou-se então Distrito de Ibema.
No dia 12 de junho de 1989, através da Lei Estadual nº 9007, foi criado o município de Ibema, que até então era distrito do município de Catanduva. Ibema possui 140 quilômetros quadrados de área territorial, e está localizada entre os municípios de Catanduvas, Guaraniaçu e Campo Bonito.
A economia do município tem como base as atividades agrícolas, pecuárias e no setor industrial. Com terras férteis a produção de grãos está voltada para a soja, arroz, feijão, trigo, milho, algodão e fumo. As industrias de beneficiamento de madeira e derivados (móveis, compensados, papel, etc.) e as indústrias do ramo têxtil, são as que se destacam no setor industrial.
Outros comércios e industrias de menor porte também têm a sua importância, como o comercio de cereais, insumos agropecuárias, mercados e afins.
Nesses 32 anos como município, Ibema vem evoluindo a cada ano, graças ao empenho e ao trabalho de sua população, e de todos os governantes que assumiram o compromisso de trabalhar por Ibema, desde o seu nascimento.
Parabéns Ibema pelos seus 32 anos!